sonho 1Cinco volumes para mais de 3000 sonhos: são essas as proporções das obras de Artemidoro que ainda hoje são insuperáveis graças à riqueza de seu conteúdo e símbolos oníricos.

Artemidoro explora o precioso material que possui, uma antologia de sonhos que procura analisar através de observações científicos extraordinariamente modernas.

.

Surpreendentemente, as interpretações dos símbolos oníricos nos transportam ao recente estudo da psicologia do inconsciente.

papiro-artemidoro-berlino-1Há 1700 anos antes de Freud, Artemidoro já tinha mencionado conceitos que são utilizados pela moderna psicologia: são sonhos onde podemos observar o Complexo de Édipo, o narcismo, sonhos que nascem de desejos e impulsos profundos.

Além disso, na sua obra já podemos observar como os sonhos são resultados de um trabalho da psique no momento do sono e a importância dos sonhos recorrentes:”a psique repete as coisas muitas vezes, como fazemos quando devemos dizer algo importante; esses sonhos são como tentativas de educação de uma mãe que avisa e coloca o filho em alerta continuamente.”

Artemidoro fala também de leitura simbólica dos sonhos: onde existem imagens de espaços vazios, navios, jardins, vasos, “objetos receptores” em geral, são símbolos sexuais femininos, enquanto imagens de armas, bastões e serpentes são símbolos sexuais masculinos.

Tom Paine asleep having a nightmareCom essa constatação, damos dois passos na direção de duas idéias fundamentais para a análise dos sonhos; a primeira é que normalmente os sonhos têm uma forte conotação sexual e a outra, que será um dos conceitos fundamentais de Freud, é a elaboração do processo de censura onírica. Sob tal aspecto, as imagens e pensamentos considerados escandalosos perdem seu significado sexual imediato para que se transformem em imagens “decentes” e aceitáveis para o consciente. É por isso que em um sonho um homem raramente possuirá uma mulher, ao invés, é mais normal que existam indicações simbólicas: ele colocará, um objeto em uma gaveta, colocará seus sapatos, entrará em uma caverna, …imagens que simbolizam a penetração.

258618_net_artemidoroUma pessoa sonhará que se vê no espelho do barbeiro, satisfeito: esse é um sonho típico narcisista. Um outro sonhará de estar debaixo d´água e conseguir respirar e ver: Artemidoro já interpretava a água como o líquido aminiótico do ventre materno.

Além de se ocupar dos sonhos e seus significados, Artemidoro estudou a fundo a figura do intérprete; aquele que sondará os sonhos e a alma humana deverá aproximar-se também da personalidade, do caráter e da história pessoal do sonhador.

Cada sonho, cada imagem, pode ter significado diversos dependendo de quem o sonha, mas restam válidas as indicações que propõem levar o sonhador até uma encruzilhada, um espaço em comum de onde partem inúmeras estradas, uma para cada sonhador. A interpretação dá ao sonhador uma vasta gama de significados e trabalhar a própria interioridade servirá a cada um para indicar o próprio caminho que lhe pertence.

presentacin-la-vida-es-sueo-de-c-de-la-barca-7-638