A Música Pode Ser Mais Antiga Que Os Homens

whales-and-whale-watching-13853658580A semelhança entre a música humana e os sons emitidos pelas baleias e pássaros não é mera coincidência. Esta afirmação é feita por cientistas da National Academy of Sciences, dos EUA. Segundo eles, o padrão harmonioso de nossas músicas estaria mais intimamente ligado à nossa origem instintiva e animal do que à criatividade humana de compor.

Esta teoria foi defendida pela doutora Patrícia Gray em entrevista à revista Science. Após extensa análise da melodia emitida pelas baleias, pássaros e seres humanos, a pesquisadora acredita que “as raízes da  música se encontram  mais perto do nosso  primitivo cérebro  réptil que do córtex”.

Um fato curioso destacado pela doutora Gray é que, mesmo depois de seguirem caminhos evolutivos tão diferentes durante os últimos 60 milhões de anos, a música das baleias e dos seres humanos está relacionada. Basta escutarmos a voz da natureza.

“A música pode ter sua existência anterior a do homem. Deste modo seríamos recém-nascidos na escala musical”, finalizou.

filipeta