fluir2[1]A vida se torna difícil porque a complicamos.

 Houve tempo em que eu forçava as coisas. Irritava-me com as restrições e adiamentos. Depois compreendi que a preocupação não ajuda em nada. Ao contrário, atrapalha, porque tolda o raciocínio, diminui os recursos internos e dá proporção anormal aos problemas. Sabem como cheguei a mudar de atitude perante a vida? É que percebi que não podia fazer as coisas acontecerem: elas têm o seu tempo e modo de vir. Quando as forçamos, não aprendemos o que elas nos podem ensinar. Ao mesmo tempo a vida me ensinou um princípio que aparece constantemente em artigos e livros de auto-ajuda acerca da verdade: “Deixe ir e deixe Deus”. Esta mesma idéia a Bíblia exprime de outra forma: “Espere no Senhor”. Experimentei pôr em prática esta verdade e comprovei que, incrivelmente, as coisas se ajustam por si só, de modo harmonioso e no tempo certo, quando ajo descontraidamente e não forço nada. Então adotei como norma: 
DEIXE AS COISAS ACONTECEREM!

Esta prática se iniciou quando, um dia, ouvi uma canção que dizia: “Não force nem precipite as coisas, para que a linha permaneça livre”. Não é uma linda ideia? Ela me deu a intuição de como devia agir: eu devia confiar na sabedoria da Grande Consciência Cósmica que dirige perfeitamente o universo. Eu devia manter livre a linha de minha mente, de minha consciência: UMA LINHA LIVRE COM O CRISTO INTERNO (o Eu Real)! Ele pode fazer as coisas acontecerem do modo perfeito e no tempo certo. Basta que eu confie mais n’Ele do que nos meus recursos humanos e deixe as coisas acontecerem, sem lhe dar ordens nem impor meus prazos! Realmente, não há vantagem em bloquear nossa linha de acesso ao Divino com a preocupação e impaciência. Ele está sempre ligado. Se a linha fica ocupada é por culpa nossa!

Veja como o mundo está enfermo e infeliz. Isto, em grande parte, se deve à mania de forçar as soluções e fixar os prazos, segundo o modo pessoal de ver. Os pais estão aborrecidos com os filhos porque estes não seguem seus padrões. Uma pessoa se impõe um triste isolamento porque ele ou ela (o(a) outro(a) não lhe corresponde o amor. Há gente abusando do corpo e inconformada com sua má saúde. Outros lutam contra a velhice. Outros se preocupam com negócios, com invasão de marcianos e outras coisas fantásticas.

Procuremos um novo ponto de vista, mais elevado e verdadeiro. Se aceitamos os ensinamentos de Cristo, devemos estabelecer a premissa básica de uma Inteligência universal, que em tudo está, instilando vida, sustendo e aperfeiçoando Sua obra. A Grande Consciência Cósmica é dinâmica e está continuamente a fluir. Grave isto: FLUIR. Como Sabedoria, Poder e Vida, a Grande Consciência Cósmica flui através de tudo, dirigindo as colmeias, os formigueiros, as aves migratórias, a relva e a rocha. Ela flui através de mim e de você, na medida em que Lh’o permitimos.

A canção a que me referi dizia também: “Mantenha o simples… deixe o ir!”. Como isto é verdade! Conserve seus pensamentos simples, receptivos como os de uma criancinha que se deixa conduzir pela Essência interna. Por isso disse Jesus: “A menos que vos torneis como uma criancinha (estado interno) não entrareis no reino dos céus (comunhão com Ele).

O universo é completo, global, integral, porque nele existe uma atuação harmoniosa de conjunto, uma entrosagem perfeita das partes que o compõem. Sintonizemo-nos com o Todo a que pertencemos! Relaxemo-nos, confiemos e abramo-nos ao Divino que nos afina ao Universal. Ele nos imerge num oceano de harmonia e de inspiração. Deixemos que Ele nos permeie a mente, o coração e o corpo, expressando-Se em nossa vida e afazeres como divina ordem e perfeita entrosagem. Mas… DEIXE DEUS! não interfira com sua persona.

As emoções negativas provocam no mecanismo mental uma agitação que os estudiosos denominam: “macaco louco”. De fato, elas quebram a harmonia do pensar, a lucidez do raciocínio. Sobretudo, perturbam a entrosagem com o Divino interno, interrompendo a “linha” com seus “curto circuitos”.

Mas há um ponto que desejo esclarecer: na prática deste princípio, não quero significar que vocês devam cruzar os braços, deixando simplesmente que as coisas aconteçam. NÃO. Somos instrumentos da ação divina. Nossos braços são os braços da Grande Consciência Cósmica. O que desejo comunicar é que essa ação, para ser perfeita, deve ser dirigida pela Sabedoria interna. E isto só é possível QUANDO NÃO NOS ENVOLVEMOS NAS EMOÇÕES NEGATIVAS. O envolvimento emocional nos isola e compromete. A “ligação”, ao contrário, FLUI à mente as idéias apropriadas e nessa paz você pode permitir que o poder espiritual se manifeste como ação perfeita. O que é CRIAR, senão DEIXAR ACONTECER? Quando o Divino Se exprime em nós, tudo é perfeito! você já experimentou alguma vez a facilidade de falar, de escrever ou de fazer, como se FLUÍSSE naturalmente de dentro de você? Isto é “estar no fluxo”, estar “ligado”, sem resistência, receptivo. E, NO ENTANTO, NESSES MOMENTOS É QUE VOCÊ É AUTENTICAMENTE VOCÊ!

Isto não é teoria. Aplique e constate por você mesmo: aquiete-se, “ligue-se” e notará que as coisas que pareciam fragmentadas pela ansiedade e preocupação se unem e lhe darão uma nítida idéia de conjunto, sob a ação harmoniosa da Grande Consciência Cósmica. Não force. Não se apresse. Não bloqueie a “linha”. Não imponha opiniões pessoais. Sobretudo, saiba que Ele pode; deseje ardentemente a inspiração d’Ele. Na medida em que você o consegue, a ordem se exprime em benefício de todos. RELAXE! Relaxar é soltar, é desocupar a “linha” e deixar que a “água viva” lhe penetre o íntimo e se exprima em ação lúcida e harmoniosa.

Sim, sei que você tem responsabilidades e desafios, mas não os agrave. Use os recursos que a Grande Consciência Cósmica lhe dá. Aprenda a esperar no Senhor. Deixe ir e deixe a Grande Consciência. Deixe acontecer! 

Por Charles Roth
Extraído da Revista Leitura Diária de Maio de 1979 
Associação Unidade de Cristianismo

filipeta

reporg amor ideal