ABRAHAM AZULAI
 Rabbi Chaim Yosef Dovid Azulai
(Fez, Marrocos, 1570 –  Hebron, 06/11/1643)

   

 

Grande comentarista e autor cabalista.

Nasceu na cidade de Fez, no Marrocos,
no ano de 1570,
Filho de uma família cabalista
qua havia lá havia se refugiado, fugindo das perseguições religiosas que ocorriam na Europa.

Morreu no dia 6 de Novembro de 1643.

    Muitos séculos antes da Bíblia ser escrita, vovô Abrahão, descreveu, no “Livro da Formação”, a maneira como a Luz unificada da Grande Consciência Cósmica se fragmentou em 22 forças distintas para criar toda a realidade física e espiritual do universo. Lá ele nos diz que elas se manifestam como 22 padrões de frequência e que podemos vocalizá-las e visualizá-las através das letras do alfabeto hebraico. Saber como controlar e combinar estas forças dá ao seu conhecedor poderes de compreensão e manipulação do universo inimagináveis e o estudo que torna isto possível é a Cabala.

     rav_shimon_640x360 Porém, não era nada fácil penetrar no mundo cabalista. O interessado tinha que ser homem, com mais de 40 anos e judeu… e mesmo dentre estes, só os mais qualificados espiritualmente eram aceitos. Assim, esta sabedoria ficou de posse de alguns poucos até o século XVI.

    Mas, nos escritos cabalísticos havia uma espécie de profecia que dizia que se uma genuína e duradoura paz entre todas as nações não tivesse sido alcançada com a chegada da era de Aquário, a proibição contra o seu aprendizado seria removida.

    Ela começou a se realizar com o Rabino Abraham Ben Mordchai Azulai, que emitiu um decreto que retirava toda e qualquer restrição com relação ao estudo da Cabala.

    azuuEssa seria a primeira vez, na história da humanidade, que a Cabala estava sendo colocada à disposição de todos, sejam jovens ou idosos, homens ou mulheres, judeus ou não… Está claro que enfrentou um forte repúdio dos ortodoxos, que foi necessário muitos anos e muita luta para que as portas se abrissem em definitivo.

   Nascido em Fez, Marrocos, em 1570 e filho de uma família tradicionalmente cabalista, que havia abandonado a Espanha fugindo da cruel e feroz perseguição cristã contra os judeus que lá se desencadeou após a expulsão definitiva dos mouros.

    RABBI-FIVE-copyMas, como os negócios iam muito mal, mudou-se para a Palestina, na região de Hebron. Aí ele escreveu  um importante comentário do Rabbi Chaim Yosef Dovid Azulai intitulado: Kirjath Arba (Cidade de Arba). Não pode ficar muito tempo lá, o advento da peste de 1619 o obrigou a fugir para região de Gaza, onde encontrou um refúgio seguro e onde produziu seus melhores trabalhos.    Porém, todos os escritos que efetuou no Marrocos foram perdidos quando da sua fuga.

   Em seu famoso tratado cabalístico, “A Misericórdia de Abrahão”, escreveu que uma grande transformação espiritual do mundo iria ocorrer no ano Hebraico de 5760. Seria uma era na qual os segredos da Cabala seriam difundidos aos quatro cantos do mundo. Uma era na qual veríamos o tempo e o espaço diminuírem e os segredos da imortalidade começarem a se tornar conhecidos. Pois bem, o ano de 5760 do calendário Hebraico corresponde ao ano 2000 do calendário gregoriano.

filipeta

 

 

Irma