saibaba10Sri Sathya Sai Baba
(Puttaparthi, 1926 – Puttaparthi, 2011)

Viveu na Índia um homem, cujas ações e lições, cuja vida e obra, o impuseram à adoração de milhões em todo o mundo, ele é Sai Baba, o homem dos milagres.
 
Considerado  um avatar  Poorna, isto é, uma manifestação de Deus em forma humana com plenos poderes divinos, que domina o tempo, o espaço e a criação.
.
Nasceu em Puttaparthi, uma vila no sul da Índia, no dia 23 de novembro de 1926.
Apesar do grande número de  seguidores, não fundou nenhuma religião, no sentido convencional da palavra. 

Na verdade criou um caminho de religação com a fonte única. Seus ensinamentos abarcam todas as religiões.
.
Ele mesmo diz:
“Todas as religiões são derivadas de uma pessoa, de um profeta que é adorado como o ideal. O islamismo tem Maomé, o cristianismo tem Jesus e o budismo tem Buda. Mas Sanathana Dharma não é derivada de uma pessoa nem surgiu por meio de uma pessoa. Ela une todas as fés por intermédio da sua força inata”.

 Em visita recente à Índia, tivemos a oportunidade de, durante uma semana,  conviver no Ashram de Puttaparthi.

 Ali, Sai Baba reunia diariamente cerca de 10.000 pessoas, das quais 2.000 trabalham em serviços de administração, segurança e limpeza.

 O Ashram inicia até hoje suas atividades às 4 horas da manhã, fechando suas portas às 21 horas.

 Lá a vida se assemelha com a de um mosteiro. Cercado por grandes muros, em seu interior encontra-se todo o necessário para a sobrevivência do espírito e do corpo.

 Dentro do templo, sentados no chão, de um lado mulheres e do outros os homens,diariamente Sai Baba dá a seus devotos a bênção matutina (Darshan).

 Pudemos testemunhar uma série de materializações, algumas de Vibhuti (cinza curativa), outras de lenços e até mesmo de joias (anéis).
 Sua presença é magnética, carismática. Bastava receber a sua bênção para que se manifeste no íntimo do abençoado uma sensação profunda de desapego das ilusões do mundo.
.
babaDiz que retornará 8 anos depois, para  cumprir sua terceira missão na terra.

 Segundo seus escritos, Deus aparece de tempos em tempos, na figura de um Avatar, com o propósito de ensinar o modelo de uma vida exemplar.

 Assim ocorreu com Krishna estabelecendo um exemplo ideal de amor para os seres humanos.
Pelas suas palestras e publicações, o que Sai Baba vem transmitindo é que com a INFORMAÇÃO, podemos atingir a TRANSFORMAÇÃO de nossas atitudes, desenvolvendo um bom CARÁTER, daí, ter um melhor controle de nossos desejos e como resultado, o DESAPEGO.

 Segundo seus ensinamentos o amor, a paciência, o auto-controle, a firmeza e a caridade são as qualidades mais elevadas que deixam intocável um caráter sadio.

 Onde há amor, há paz. Onde há paz, há divindade, e onde há divindade, há Bem-aventurança.
sai baba