20130409103346972630oINHAME – A Maravilha da Terra

O Inhame é nutritivo, limpa o sangue, fortalece o sistema imunológico, protege de infecções transmitida por mosquito, como Dengue. Puxa para fora tudo que incomoda no corpo, e de quebra pode ajudar a engravidar.

INHAME (gênero Dioscorea tubérculo), este tubérculo, tem forma longa e cilíndrica, de pele áspera e escamosa, difícil de descascar, mas suaviza após aquecimento. Pode ser de tonalidades brancas, rosa ou castanha. Sua polpa pode variar de branco, marfim, amarelada ou roxa, com textura bastante escorregadia.

Ações e Indicações: O Inhame é muito eficiente na limpeza do sangue, pois faz as impurezas saírem através da pele, dos rins e dos intestinos. Fortifica os gânglios linfáticos, fortalecendo na defesa do sistema imunológico (a forma do inhame é semelhante à dos gânglios). Por ser rico em vitaminas, protege a integridade das mucosas contra a dengue, malária e febre amarela, pois neutralizam o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Não evita a picada, mas impede que os micróbios proliferem, as picadas não coçam nem inflamam. Alguns comentam que o organismo exale um odor, que espanta o mosquito transmissor da doença. Mas, para conseguir esse benefício, é preciso consumir o vegetal todos os dias.Todos-contra-a-dengue1

As vitaminas do complexo B presente no tubérculo estimulam a memória e diminui o impacto do estresse e melhorar os sintomas de depressão. Por tratar-se também de um carboidrato complexo, é ótimo para quem deseja emagrecer.

Não contem glúten: o inhame é uma fonte de amido para quem sofre de doença celíaca, que impede o processamento dessa proteína pelo organismo.

Também diminui a absorção intestinal do colesterol e aumentando sua excreção. Sua rica composição também auxilia na recuperação do doente.

A ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais e ajuda na fertilidade

O inhame possui fito estrógeno (diosgenina), considerados hormônios vegetais, minimizando a TPM, o período de menopausa e após menopausa.

A ação da diosgenina vai muito além dos hormônios: Consumir inhame todos os dias é uma boa dica para as mulheres que estão tentando engravidar. Como contém fito estrógeno, que bloqueiam a ação dos estrógenos no organismo. Ao fazer isso, aumenta a ação das gonadotrofinas, o que resulta em uma quantidade maior de folículos produzidos pelos ovários, melhorando a chance de gravidez.

O Inhame tem uma propriedade única, aplicado externamente como Emplastro, puxa para fora, tudo o que incomoda o corpo como:

Furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abscessos e tumores.

Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas e ainda para baixar febres.

Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores.

Emplastro de Inhame Puxa Tudo:

Descasque e rale na parte mais fina do ralador uma quantidade de inhame suficiente para cobrir a área afetada, misture com 10% de gengibre com casca ralado, misture tudo com um pouquinho de farinha ou amido para dar liga. A pasta deve ficar bem molhada, senão diminui o efeito. Aplique sobre no local uma camada bem grossinha, cubra com gaze (nunca use plástico), evite cobrir com roupas de material sintético. Em duas ou três horas o emplastro estará seco. Retire, ajudando com água morna se for necessário. Repita duas ou três vezes por dia. Às vezes o Inhame pinica, nesses casos passe azeite ou óleo (pode ser de amêndoa) na pele antes de colocar o emplastro.

Benefícios e Utilizações: Mesmo estando com dengue ou depois da dengue, é importante usar o inhame para eliminar os resíduos do sangue, que tornam mais dramática a recaída. Comer inhame em vez de batata, duas ou três vezes por semana, previne em situações de epidemia.

O inhame é tão feculento que substitui a farinha de trigo no preparo de empadões, empadinhas, bolos, pães, bolinhos e massas de tortas em geral. Basta cozinhar, amassar, temperar com sal e ajustar na forma untada.

Pode ralar cru, temperar e misturar com um pouquinho de farinha de milho; ou fazer uma salada: ralar, temperar com azeite, sal e limão. Pode acrescentar outros vegetais. Em sucos: descascar, ralar e adicionar suco de frutas.

InhameCozido: Cozinhar com casca e inteiro no vapor ou na pressão. Descascar, temperar com azeite, salsinha e gengibre. Ou consumir como sopa, purê, rodelas fritas, gratinado no forno, suflê ou como ingrediente em patês e outras guloseimas.

Curiosidades: Há histórias contando que, no período da colonização branca da África, os conquistadores acabaram com as plantações de inhame para, no lugar delas, espalhar a cana-de-açúcar. Isso detonou uma epidemia de malária.

Quando este tipo de batata doce de cor alaranjada foi introduzido no Brasil em meados do século XX, os produtores queriam distingui-la da batata doce normal a que estavam habituados. Aprovaram a palavra “inhame” que tem origem em “Nyami”.

filipeta