s1Sacsayhuaman é uma das mais impressionantes ruínas incas, localizadas na periferia norte da antiga cidade de Cusco, no Peru, a antiga capital do Império Inca.

s2Construída como uma fortaleza, o complexo cobre uma área enorme, mas as ruínas constituem, talvez, apenas 1/4 do complexo original, que poderia facilmente abrigar mais de 10 mil homens.

s3O que resta hoje são as surpreendentes paredes exteriores construídas em uma formação em ziguezague de três níveis.
s4Como muitas construções incas, as paredes são feitas de pedras maciças e de formato irregular que se encaixam como um quebra-cabeça sem o auxílio de argamassa.

s5Caminhos gramados correm entre as paredes e são interrompidos em intervalos por imponentes portas de pedra. Acima das paredes estão as bases circulares de três torres que estiveram uma vez ali.

s6É fácil sentir-se um anão ao lado das pedras. A maior delas tem 8,5 metros de altura. A mais longa das três paredes tem cerca de 400 metros. Uma única pedra pesa entre 120 a 200 toneladas.

s8Novas investigações sugerem que Sacsayhuaman pode ter sido um templo dedicado ao culto do sol.

s7Quando os espanhóis conquistaram Cusco durante o ano de 1.500, eles começaram a derrubar a estrutura e arrancaram algumas pedras construir uma nova cidade.

s9Hoje em dia, apenas as pedras que eram demasiadas grandes para serem movidas permanecem no local.

s91filipeta

sucessexame