Entre as plantas medicinais, flores, grãos e outros, podemos encontrar várias utilidades para o nosso dia a dia, como chá, cataplasma, compressas, banhos, uma alimentação mais saudável.

Neste boletim escolhi escrever sobre a SÁLVIA e o ABACAXI

salviaSÁLVIA
(nome cientifico: Sálvia officinalis), em latim, salus significa “saúde”; é essa a origem da denominação da sálvia, um delicado tempero tradicionalmente considerado remédio milagroso.

Planta pequena e arbustiva de folhas rugosas de cor verde-acinzentadas, atingindo a altura de 80 cm, suas flores vão do branco ao lilás, de cheiro intenso e penetrante. Deve ser cultivada em regiões que recebem bastante sol, porém sem excesso de calor e água. Sensível a ventos fortes, floresce entre o verão e o outono. Propagam-se por sementes, estacas de galho e divisão de raízes.

Ações: Afecções da pele de origem micótica, feridas, afecções gástricas e intestinais, antiabortiva, antidepressiva, anti-reumática, as folhas frescas clareiam os dentes e fortifica as gengivas frouxas e inflamadas, combate as aftas, dores de garganta e problemas de mucosas. Alivia a diabetes, os sintomas de menopausa, cólicas menstruais, dores no ovário e impotência sexual.

Aumenta a capacidade intelectual, diminui o suor excessivo e é restauradora de energia, tonifica o fígado.

Usada também para, icterícia, depressão, tremores, vertigens, bronquite, catarros, coadjuvante no tratamento das rugas, anti-séptica e analgésica.

Tem propriedade cicatrizante, anti-inflamatória e anti-séptica.

Utilizações: O chá das folhas e flores tem ação anti-séptica, anti-sudorífera, fungicida, estimulante da digestão e balsâmica; contém estrógeno. Em dose moderada, sua resina pode ser empregada como supositório na prisão de ventre e em hemorróidas, as folhas curam as inflamações, é um bom emoliente nos casos de tumores e outras inflamações da mesma natureza.

Pode ser usado em inalações nos casos de rinite, sinusite, descongestionando as vias respiratórias. O aroma do óleo essencial de sálvia, é usado para ativar os sentidos e a memória.

Nos florais, é indicada para quem tem dificuldade de aprendizado ou tendência a repetir erros na vida.

Cosmética: Infusão é um bom adstringente para pele oleosa e escurecedor de cabelos. Também é boa para combater a caspa e inflamações do couro cabeludo. Dentrifício caseiro para remover tártaro e clarear os dentes: Sal marinho e sálvia.

Culinária: Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo, peixes e rechear aves. Dá bom vinagre aromatizado e manteiga de ervas (a manteiga aromatizada com sálvia dá um realce especial aos assados).

Dica: Pôr folhas secas de sálvia entre as roupas afasta insetos, e perfuma os armários. Ela faz parte das ervas inseticidas (em infusão).

Curiosidades: “Se existisse algum remédio contra o poder da morte, o homem não morreria no jardim onde cresce a sálvia”, escreveu Santa Hildegarda (1098-1179).

Desde a antiguidade, essa erva usada como tempero pela delicadeza de seu sabor, entra também na composição de remédios considerados miraculosos. Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. Ela é tida como a erva da longevidade. Segundo um provérbio chinês, quem tem sálvia em casa nunca envelhece.

Na Idade Média era muito usada com finalidades medicinais, sendo que os gregos, romanos e árabes a usavam como tônico geral e contra mordida de cobras.

Há alguns séculos seu uso medicinal foi superado pelo uso na cozinha.
Ainda segundo a crença popular, toda pessoa deve ter um pé de sálvia plantado em casa, mas nunca pelo próprio dono da casa, é melhor pedir para alguém de fora.

Onde o pé de sálvia cresce viçoso é porque a mulher manda na casa.

Curiosidades Místicas: A crendice popular conta que é uma das ervas das feiticeiras, pois entra na composição de magias de proteção, já que protege contra feitiços. É também usada para compor o vaso das sete ervas de proteção.

Coloque folhas de sálvia sob o travesseiro, e seus sonhos se tornarão realidade.

Também age no campo da proteção, dando equilíbrio e purificação do corpo, mente e espírito, afasta energias negativas e ajuda a adquirir força, discernimento e sabedoria. Quando seca e pendurada em algum canto da casa, atrai forças mágicas.

abacaxiABACAXI ou Ananás

O Rei dos Frutos, pertence à família das bromeliáceas, é cultivado em qualquer região quente do planeta. Os índios referem-se ao Abacaxi como “Ananás”, ou “fruta excelente”, pois, além de saborosa e suculenta, a fruta vem carregada de propriedades nutricionais.

O abacaxizeiro é uma planta semiperene, que alcança um metro de altura. Primeiro produz um único fruto, situado no ápice; depois, com a ramificação lateral do talo, aparecem outros frutos, assim sua fase produtiva pode prolongar-se por vários anos. É um alimento rico em Vitamina C, betacaroteno, Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio: manganês, potássio e ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável.

Utilização: O Abacaxi contém uma poderosa enzima, chamada bromelina, que facilita na digestão de carnes, peixes e aves. Esta enzima ajuda na redução das inflamações em geral, no funcionamento do intestino regulando e evitando a prisão de ventre, fortalece o esqueleto, afasta o risco de câncer. Além disso, é rico em fibras solúveis, é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial, anemia, diurético, protege a próstata, previne a aterosclerose, ajuda o coração evitando o entupimento das artérias, retarda o envelhecimento, combate a acne, e indicado nas bronquites e gripes.

Benefícios: Para emagrecer, o Abacaxi ajuda a controlar o peso e manda a fome para bem longe. A bromelina junto com as fibras, contidas no suco, torna a passagem dos alimentos pelo estômago mais lenta e produz a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos.

A fruta ainda, favorece a filtração e a eliminação de água pelo corpo ao fragmentar as proteínas e separar o tecido celular. Em outras palavras, seu efeito diurético é mais uma vantagem para quem quer ficar em paz com a balança.

Muita gente desconhece o potencial do abacaxi, que é ótimo alimento para prevenir a osteoporose e as fraturas ósseas, devido ao alto teor de manganês.

Esse mineral, juntamente com o cálcio (presente na fruta), é essencial para a manutenção e integridade do tecido ósseo.

Como apresenta grande quantidade de vitamina A, esse nutriente ajuda na manutenção do esqueleto, e ainda atua na visão evitando a cegueira noturna.
Indicações:

Comer uma fatia desta fruta é a melhor pedida quando o estômago pesa, especialmente naqueles dias de exageros à mesa. Isso porque a fruta tem, uma enzima capaz de quebrar as proteínas dos alimentos.

Altamente eficiente quando usada para aliviar doenças respiratórias, como gripes, pneumonia e bronquites, pois favorece a expectoração quando existe a presença de catarro, pois elimina as secreções das vias aéreas e nos processos de amidalites.

Dicas: Tomar o suco diluído em água às colheradas dez minutos antes da refeição, ajuda na insuficiência gástrica.

Para anemia, tomar o suco diluído em água e adoçado com mel. Na Amidalite, fazer gargarejo com o suco. Bronquite, cozinhar fatias de abacaxi com mel e tomar quatro colheres desse xarope por dia.

Como diurético, bater o abacaxi e beber o suco três vezes ao dia. Nos casos de acne, misturar bem uma xícara de suco fresco, com uma colher de levedura de cerveja, e aplique na pele por 20 minutos, depois enxágüe com água fria. Para facilitar a digestão, tome o suco feito com a casca, durante as refeições.

Outros: O Abacaxi tem múltiplas funções, ele é um excelente amaciante de carnes em geral.

Na indústria é utilizado para produzir essências, de sua polpa são feitos, xarope, geléia, doces em calda, suco engarrafado, sorvete, sua casca é aproveitada para produzir um delicioso licor.

Em pratos salgados, fica muito bom com carne de porco, peixes, crustáceos e aves de carne gordurosa. Também é um bom acompanhamento em saladas.

Comprar um abacaxi é moleza: basta verificar as folhas da coroa. Ele está no ponto quando elas se soltam com facilidade. Também é possível perceber o ponto pressionando os dedos na fruta, se estiver muito firme/duro é sinal de que ainda está verde.

Curiosidades: Os índios da América costumavam pendurar as folhas de abacaxi, ou mesmo o fruto, na porta das cabanas para indicar que as visitas eram bem-vindas.

A expressão “abacaxi”, usada para designar um problema ou uma encrenca, vem da dificuldade que se tem de se descascar bem o fruto.

filipeta