witch-witchcraft-34784486-1400-1050Muitas pessoas, ainda hoje, encontram dificuldade em compreender que uma Bruxa possa ser uma pessoa positiva e agente de harmonia, Entretanto, nas origens remotas da Bruxaria, lá na aurora da humanidade, há aproximadamente 25.000 anos, a Bruxa era vista como uma mulher divina, uma sábia capaz de provocar grandiosas metamorfoses nas vidas das pessoas e da comunidade.

Ao contrário do que se pensa, o cristianismo não foi imediatamente adotado pelo povo europeu ao ser declarado religião oficial do Império Romano. Esta conversão dos romanos ao catolicismo teve vários motivos políticos e não conseguiu uma grande penetração fora dos centros urbanos. A grande massa da população permaneceu fiel aos antigos costumes. Tanto que os cultos antigos receberam o nome de “pagãos” (pagani, plural de paganu, “morador do campo”), pois o povo do campo, longe das cidades ensinavam os ritos e magias dos antigos para seus filhos e netos.

Em 785, pelo decreto de Paderbor, era proibido se acreditar em bruxas. Este decreto continuou válido até Carlos Magno.

No século IX a bruxa se transformou em pura ilusão e quem acreditasse nela era impiedosamente queimado.

No século XII a situação da igreja era caótica. A maioria das pessoas desacreditava dela, criticando a corrupção no clero e provocando o aumento das seitas ditas heréticas (heresia, palavra que deriva do grego haerens, que significa “um ato de escolha”). Questionava-se seriamente o poder espiritual do papa.

Neste momento da história, em 1227, Gregorio IX passa a ser a semente da futura inquisição, proclamando que a Bruxaria era uma forma de heresia que existia em todos os lugares e que a maior heresia era não acreditar nas bruxas.

Em 1484, foi emitida a Bula contra as Bruxas, pelo papa Inocêncio VIII, dando amplo poder ao recém criado “Tribunal da Santa Inquisição”, para torturar , maltratar e o que fosse preciso para obter a confissão.

A Inquisição logo tornou-se uma válvula de escape para todas as neuroses da época – todos eram hereges e todas eram bruxas – bastava para isso ser velha, doente mental, homossexual, pessoas invejadas por poderosos, mulheres abandonadas ou sem homem.

witch2Devido a três séculos de perseguição, onde quase um quarto de milhão de pessoas foram mortas e maltratadas, a prática da bruxaria e da magia natural foi desaparecendo e sendo colocada à margem da vida, fazendo a Bruxa tornar-se pouco a pouco o inverso da fada, cristalizando os poderes negativos, mas preservando a marca de seu saber.

Porém cada pequena cidadezinha do interior, obedecia e solicitava conselhos da velha solitária que colhia plantas, cuidava do corpo , e respeitava a mãe natureza. Esta mulher passa a ser chamada de curandeira, parteira e guarda os segredos relacionado à medicina e magia natural. Passa a ser “comadre”, uma mulher de bons préstimos, que conta histórias maravilhosas, que transmite receitas e jeito especial de fazer as coisas, que passa a ser à avó que brinca com os netos ensinado-os a magia do sol, da lua e das matas, sempre lembrando das lendas antigas.

Beijos Encantados…

filipeta