talk-to-yourselfChega a ser engraçado como alguns pequenos fatos do dia a dia podem gerar reflexões tão profundas, complexas e que além de tudo nos trazem ensinamentos quando analisadas com o devido cuidado! Imagine isso como uma pequena introdução ao que segue.

Esta semana estava trabalhando, e como de costume, saí do laboratório para pegar um copo d’água, completamente distraído em meus pensamentos. Fui peguei a água e voltei a me sentar na bancada para dar continuidade a aquilo que estava fazendo. Nisso um alguém novo no serviço me chama seguiu-se o seguinte diálogo:

– Gabú, quando você saiu você estava falando algo, era comigo?

– Não! Não! Eu estava conversando com meus botões…

– Conversando com seus botões? Você quer dizer, falando sozinho?

– É! Normal!

– Cara, você é mais maluco do que eu pensei!

Não dei muita atenção a isso, maluco sei que sou, nada de novo nisso. Mas algo ficou martelando minha cabeça, fiquei pensando nessa história de falar sozinho, normalmente em tom audível para as outras pessoas, como se estivesse dialogando com elas. E isso ficou, ficou, não queria sair de jeito algum da minha cabeça. Nessas horas nada melhor que sentar, tranquilo e refletir, deixar a mente voar e as respostas virem descendo devagar, e ir montando o quebra cabeças. E foi isso que fiz. Após muito pensar, cheguei a uma conclusão, vamos a ela:

“Não, eu não falo sozinho! E nem me refiro neste caso aos meus botões companheiros, eu me refiro a mim mesmo. Eu falo comigo, eu interajo com o meu Self. A cada vez que falo só e em voz alta estou falando para que eu escute, como que auxiliando o meu cérebro a pensar, dando vazão ao subconsciente e tornando-o consciente, ajudando a minha mente decodificar alguma mensagem que ainda não fez sentido a ela, porque na maioria das vezes o assunto dos meus auto-diálogos nada tem a ver com o que estou fazendo. São lampejos que vem a mente, a resolução sai pela boca e volta a mente. Um processo esperto, diga-se de passagem.”

Aí pergunto a vocês: Será que é tão maluco assim falar sozinho? Bom! Eu acho que não, acho saudável! Em verdade, recomendo a todos. Não sintam vergonha de falar sozinho, deixe-se ouvir e com toda certeza, sua mente se tornará mais clara!

filipeta