The Creation of Man by Michelangelo Sistine ChapelO ser humano é um ser social e precisa, entre vários fatores para se relacionar, de toque. Ao tocarmos uma pessoa transferimos e recebemos nossas energias. Quando duas pessoas, de qualquer cultura, se encontram, se tocam e esse toque vai desde um aperto de mão, um abraço, beijinhos ou simples “tapinhas” nas costas. Muita gente não sabe o valor de um bom abraço. É uma necessidade dos seres vivos.

Os animais também se tocam e isso faz parte do desenvolvimento motor. Observemos os filhotes, sejam de cães, gatos e etc. Eles rolam, brincam, ensaiam defesas e aguçam instintos. As crianças também brincam, rolam e se comunicam pelos sentidos incluindo o tato, o toque. Esse é o fundamento da massagem que todos nós sentimos necessidade.

A massagem baseia-se essencialmente em um conjunto de toques, exercidos sobre o corpo com fins terapêuticos, desportivos, estéticos emocionais e lúdicos.

Todos nós sabemos que o toque transmite uma sensação de bem-estar, de alívio e confiança. Experimentos clínicos mostram a diferença de reação à doença quando enfermos são tocados pelos profissionais de saúde. Um simples gesto de acariciar a cabeça de um enfermo já é suficiente para, pelo menos, momentaneamente a pessoa se sentir confortada.

O toque é uma aproximação, é um canal de ligação e integração com o outro. Ele ampara, acolhe, aquece, alivia, protege, satisfaz. O toque é amplo, acolhe diversos sentimentos e ou emoções.

toqO toque não necessita de palavras, ele se dá por si só, não necessita de complemento; é um elo entre o físico e o psíquico.

filipeta