124641405É uma coincidência muito curiosa o fato de que na próxima Semana Santa nós estaremos assistindo também às comemorações do centenário do surgimento do Livro da Lei, de Aleister Crowley. O livro foi ditado por uma inteligência alienígena ao próprio Crowley, num ritual mágico realizado no Cairo, no Egito, nos dias 8, 9 e 10 de abril de 1904. Este livro contém o que ficou conhecido como Lei de Thelema, que é um conjunto de princípios revolucionários que vieram influenciar profundamente os movimentos da juventude dos anos 60 e 70. Crowley, que chamava a si próprio de A Besta do Apocalipse, nasceu em 1875 e morreu em 1947, com 72 anos.

A Besta do Apocalipse no Mundo do Rock

Jimmy Page (do Led Zeppelin) comprou o chalé de caça e abrigo escocês de Crowley, ‘Boleskine House’, em 1971. Situado às margens do lago Lock Ness, Boleskine House tem um isolamento perfeito e é um excelente lugar para se escrever ou meditar. Marilyn Manson, outro discípulo de Crowley, nas entrevistas sobre seu álbum “In the Shadow of the Valley of Death” – que ele considera seu mais violento e mais belo trabalho -, revela que sua inspiração veio da Alquimia e de seu aprendizado como filiado à O.T.O. (Ordo Templi Orientis, ordem iniciática que divulga a Lei de Thelema). A frase que Raul Seixas usa na música “Sociedade Alternativa” e que diz “Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei”, é a principal proposta do Livro da Lei. Esta música foi o hino da contracultura no Brasil dos anos 70. E foi com esta mesma música que a juventude cara-pintada derrubou Fernando Collor duas décadas depois. Crowley foi colocado – por John Lennon – na capa do mais importante LP dos Beatles (Sargent Peppers), Ozzy Osbourne tem uma ópera rock chamada Mister Crowley e o poeta Fernando Pessoa foi amigo pessoal do velho bruxo. Por outro lado, o LP ‘Led Zeppelin IV’ tem algumas ‘coincidências crowleyanas’ interessantes… Por exemplo: Crowley escreveu um poema chamado ‘The May Queen’ e alerta o leitor para que consulte ‘Frazer’s The Golden Bough’ (‘O Ramo de Ouro’ de Frazer), para compreender melhor o assunto. Coincidentemente, Robert Plant cantou ‘May Queen’ no épico ‘Stairway to Heaven’, cujo significado é um permanente mistério na obra do Led Zeppelin…

A Expansão da Consciência

Timothy Leary, conhecido como O Papa do LSD, nasceu em 1920, nos EUA. Discípulo de Aleister Crowley, em 1960 ele fazia parte de uma rede internacional de cientistas e intelectuais que estava experimentando plantas e drogas como dilatadoras da mente, num processo que poderia revolucionar completamente a psicologia e a filosofia (Crowley também deixou um legado na área de experiências com alucinógenos). Inicialmente utilizados para o tratamento de doenças mentais, a psilocibina, o LSD e a mescalina estavam entre essas drogas. Houve um período, por volta de 1968, em que Timothy Leary tornou-se tremendamente popular nos Estados Unidos e acabou por lançar sua candidatura a Governador do Estado da Califórnia. Nesta época, John Lennon estava preparando o compacto Give Peace a Chance. Leary foi visitá-lo e o beatle lhe perguntou o que poderia fazer para ajudar na sua campanha. Leary então pediu-lhe que fizesse uma canção para ela. Lennon pegou sua guitarra e em poucos minutos estava pronta a primeira versão de Come Togheter, que eu pouco tempo já estaria tocando nas rádios dos Estados Unidos… No entanto, a Polícia Federal estava no encalço de Leary há muito tempo e acabou por condená-lo por transporte de maconha, numa batida em que ele havia sido flagrado em Laredo, enterrando definitivamente suas esperanças políticas…

crowley03Onde Está e Como Encontrar o Livro da Lei

O conhecido autor de best sellers Lair Ribeiro baseou toda a sua proposta de auto-ajuda em Lafayette Ronald Hubbard, criador da Cientologia e da Dianética, nos Estados Unidos (esta “quase religião” é seguida por pessoas de grande sucesso e artistas de Hollywood, como John Travolta). Pois Hubbard baseou toda a Dianética e Cientologia no Livro da Lei de Crowley. Citado e imitado por uma enorme quantidade de autores, Crowley é copiado até por escritores que o detestam, como o próprio Paulo Coelho, que na página 180 do seu livro O Alquimista, coloca na boca do seu personagem alquimista a frase “quando se quer uma coisa, todo o Universo conspira para que a pessoa consiga realizar o seu sonho”. Esta frase, que Paulo Coelho usa como sendo sua, pertence a Aleister Crowley e está na explicação da carta 21 do Tarot, publicada pela Grande Besta no seu Livro de Thoth. O texto integral do Livro da Lei (inclusive contendo anexo uma cópia do manuscrito original do próprio Crowley) foi lançado no Brasil em 1976, por Marcelo Ramos Motta, numa obra intitulada O Equinócio dos Deuses. Pouco tempo depois, ele teria tido que recolhê-la das livrarias, por motivos ainda não esclarecidos… Mas hoje é muito fácil encontrá-lo. Além de publicações alternativas, tanto o Livro da Lei quanto outros livros de Crowley são lançados no Brasil pela Editora Madras, sob a assessoria do professor Marcos Torrigo. E ele pode também ser encontrado na Internet, bastando procurar por The Book of the Law.

Após estas considerações, o leitor poderá escolher o que fazer na próxima Semana Santa. Já que os dias 8, 9 e 10 de abril coincidem exatamente com a Quinta Feira Santa, Sexta Feira da Paixão e Sábado da Aleluia, existem pelo menos duas opções para o feriadão: comer bacalhau na quinta, cair em profunda depressão na Sexta, e descarregar a raiva no Judas, no Sábado… Ou então ouvir um rock na Quinta, encher a cara na Sexta, para finalmente libertar o Judas no Sábado. Sim, libertar o Judas! Porque, afinal, já contamos com mais de dois mil anos de injustiças com aquele que foi escolhido pelo próprio Cristo para fazer o papel de traidor, no drama da crucificação. Vamos parar com essa história de vingança, crueldade e sofrimentos infinitos! Porque afinal, para quem quiser, já fazem 100 anos que temos uma nova lei: Amor é a lei, amor sob vontade.

Fim

Toninho Buda, 6 março 2004

filipeta