gty_spring_meditation_kb_130404_wmainExistem diversas teorias que procuram pesquisar a motivação das pessoas, em todos os setores da vida, como no trabalho, nos esportes, no lazer e nas artes em geral. Uma das mais importantes e cujo interesse vem crescendo no mundo todo é a Teoria do flow-feeling (sentimento de fluidez), de Mihaly Csikszentmihalyi. Na nossa dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde o nosso grupo de trabalho está sendo orientado pelo Dr. Renato Miranda, estamos desenvolvendo um trabalho com 51 corredores de rua, investigando este sentimento de fluidez nas corridas de rua.

Para definir o fluxo, pode-se utilizar diversos conceitos do próprio autor. Por exemplo: “Estado de consciência em que um indivíduo chega a estar totalmente absorvido pelo que está fazendo, até alcançar a exclusão de todo outro pensamento ou emoção”. “Estado psicológico especial, que é intrinsecamente gratificante independentemente do nível de complexidade da atividade realizada. Freqüentemente as pessoas relatam experiência de extremo prazer, um sentimento de êxtase sem nenhuma razão aparente”. “Estado psicológico ótimo, o fluxo representa aqueles momentos nos quais tudo está a favor do desempenho, a consciência é completamente tomada pela experiência, e é frequentemente associado a altos níveis de desempenho e a uma experiência  muito positiva”. Atletas se referem ao fluxo como “estar na zona de performance ótima”, religiosos com estar em “êxtase”, artistas e músicos como “arrebatamento estético”. Atletas, religiosos, místicos e artistas fazem coisas muito diferentes quando alcançam o fluxo, mas as descrições da experiência são notadamente similares.

Como se pode ver, pode-se fluir até lendo um livro ou preparando uma refeição. No entanto, quanto maior o nível de habilidade exigida para realizar a atividade, mais sofisticada será a percepção do fluxo. Assim, fluir vendo um filme é completamente diferente de fluir voando e fazendo acrobacias em uma motocicleta, a 8 metros de altura! Pois nessas condições, qualquer vacilo pode ser fatal! Este estudo do fluxo faz parte da Psicologia da Felicidade e do quanto as pessoas estão dispostas a se sacrificar para serem felizes, de uma forma que muitas vezes é até incompreensível pelo resto da população!
filipeta